2024-05 - Foto Comemorativa de Palestra GKS

Na tarde do dia 23 de maio, última quinta-feira, celebramos um novo marco na colaboração acadêmica entre Brasil e a Coreia do Sul. Graças aos esforços conjuntos da Associação Brasileira de Professores Universitários Coreanos, da Embaixada da República da Coreia no Brasil, e do Instituto Rei Sejong Brasília, realizamos um evento piloto na Embaixada da República da Coreia no Brasil para um seleto grupo dos melhores alunos do Instituto Rei Sejong Brasília. O objetivo principal foi divulgar as oportunidades oferecidas pelas bolsas da Global Korea Scholarship (GKS), além de fomentar uma comunidade de ex-bolsistas e candidatos com potencial para futuras seleções.

2024-05 - Palestra sobre GKS na Embaixada
Secretária Haneul Seong e a intérprete Jun Lee explicando sobre a Global Korea Scholarship

O evento contou com um rico compartilhamento de experiências por parte de ex-bolsistas, que inspiraram os alunos com suas histórias e trajetórias. A secretária cultural da Embaixada, Haneul Seong, forneceu informações detalhadas sobre as bolsas, esclarecendo dúvidas e incentivando a participação dos presentes. Para tornar a ocasião ainda mais envolvente, foi realizado um quiz sobre a Coreia, que foi seguido por uma divertida sessão de karaokê, a qual teve a participação especial do embaixador Ki-Mo Lim. A confraternização foi coroada com deliciosos gimbaps da Beomuri, que proporcionaram um verdadeiro sabor da cultura coreana.

Gimbaps oferecidos na confraternização

Além das bolsas da Global Korean Scholarship (GKS), foram destacadas as oportunidades de intercâmbio oferecidas pela Secretaria de Assuntos Internacionais (INT) da Universidade de Brasília. Desde 2018, mais de 50 alunos de graduação e pós-graduação tiveram a chance de estudar na Coreia, enriquecendo suas formações acadêmicas e pessoais.

Foto comemorativa com membros da Embaixada da República da Coreia, Instituto Rei Sejong Brasília, e Associação Brasileira de Professores Universitários Coreanos

A Global Korea Scholarship (GKS), também conhecida como Bolsa de Estudos do Governo Coreano, é uma bolsa de estudos integral oferecida pelo Instituto Nacional de Educação Internacional, parte do Ministério da Educação da Coreia do Sul. Esta bolsa está disponível para estudos de graduação, mestrado e doutorado, proporcionando apoio completo para a mensalidade, auxílio mensal para custos de vida, moradia no campus, cobertura médica e suporte para realocação.

A GKS visa promover o intercâmbio educacional internacional e a amizade entre os países, oferecendo aos estudantes estrangeiros a oportunidade de estudar em instituições de ensino superior na Coreia. As áreas de estudo não são limitadas, permitindo aos candidatos uma vasta gama de opções para seguir suas carreiras. Existem duas maneiras de se candidatar a esta bolsa: enviando os documentos para a Embaixada da Coreia em seu país de origem ou diretamente para uma universidade coreana. Mais informações podem ser encontradas em sites especializados no assunto.

Aos alunos interessados em estudar na Coreia, foi sugerido que aprimorem seus currículos ao longo da graduação, seja através de trabalhos de conclusão de curso (TCC) ou de pesquisas de Iniciação Científica (PIBIC) realizadas anualmente na Universidade de Brasília. Essas atividades não só fortalecem suas candidaturas para bolsas, mas também enriquecem seu desenvolvimento acadêmico e profissional.

A comunidade idealizada pelo presidente da Associação Brasileira de Professores Universitários Coreanos, Jungpyo Lee, e pela coordenadora do Instituto Rei Sejong Brasília, Chorong Lee, é uma semente promissora para o fortalecimento acadêmico entre Brasil e a República da Coreia. Estamos empolgados com o futuro e ansiosos para ver os frutos dessa cooperação florescerem nos próximos anos.

2024-05 - Foto dos Vencedores do Quiz sobre Coreia
Foto dos 10 vencedores do quiz sobre Coreia no evento sobre a Global Korea Scholarship