Os Institutos Rei Sejong trabalham de forma a integrar o conhecimento ensinado com outras formas de mensurar conhecimento linguístico e proficiência, como o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CEFR) e o Teste de Proficiência em Língua Coreana (TOPIK).

Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas

O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR), também conhecido como CEF ou CEFRL em inglês, é uma diretriz utilizada para descrever as conquistas de aprendizes de línguas estrangeiras em toda a Europa e, cada vez mais, em outros países. O objetivo do CEFR é facilitar a avaliação das qualificações linguísticas de candidatos à admissão educacional ou emprego por parte de instituições educacionais e empregadores, além de fornecer um método abrangente de aprendizado, ensino e avaliação que seja aplicável a todas as línguas na Europa.

Desenvolvido pelo Conselho da Europa como parte central do projeto “Aprendizado de Idiomas para a Cidadania Europeia”, entre 1989 e 1996, o CEFR tem se consolidado como padrão europeu para classificar a proficiência linguística dos indivíduos. Em novembro de 2001, uma Resolução do Conselho da União Europeia recomendou o uso do CEFR para estabelecer sistemas de validação da habilidade linguística. Os seis níveis de referência (A1, A2, B1, B2, C1, C2) estão ganhando aceitação generalizada como padrão europeu para classificar a proficiência em línguas.

Nos níveis iniciais, como o A1, de Iniciação ou Descoberta, os aprendizes são capazes de entender e utilizar expressões cotidianas e frases básicas para atender a necessidades concretas. Eles podem se apresentar, fazer perguntas simples sobre detalhes pessoais e interagir de maneira simples, desde que a outra pessoa fale devagar e claramente.

No nível A2, conhecido como Elementar ou Plataforma, os aprendizes têm a capacidade de entender frases e expressões frequentemente usadas, podendo se comunicar em tarefas simples e rotineiras. Eles podem descrever aspectos de seu ambiente imediato e lidar com informações em áreas de necessidade imediata.

À medida que a proficiência aumenta, no nível B1, ou Limiar ou Intermédio, os aprendizes conseguem compreender os pontos principais de textos claros e produzir textos conectados sobre tópicos familiares. Eles também podem lidar com situações comuns ao viajar em um país onde a língua é falada.

No nível B2, conhecido como Independente, os aprendizes são capazes de entender ideias principais em textos complexos, interagir de maneira fluente e espontânea com falantes nativos e produzir textos claros e detalhados em uma variedade de assuntos.

Teste de Proficiência em Coreano (TOPIK)

Para medir a proficiência em língua coreana, o Teste de Proficiência em Coreano (TOPIK) foi introduzido pelo governo sul-coreano em 1997. Realizado três vezes por ano no Brasil, o TOPIK é destinado a não nativos da língua coreana e é usado por estudantes estrangeiros, candidatos a universidades coreanas e profissionais que desejam trabalhar em empresas sul-coreanas.

O formato do TOPIK passou por mudanças significativas em 2014, com a adoção de dois níveis de teste – TOPIK I e TOPIK II. Cada um desses níveis é subdividido em diferentes subníveis, com seções específicas de avaliação. O Instituto Nacional de Educação Internacional na Coreia do Sul é responsável pela administração do TOPIK desde 2011.

Nosso Instituto

Além disso, o Instituto Rei Sejong, uma fundação do governo sul-coreano, promove o aprendizado da língua coreana globalmente desde sua fundação em 2007. Seu nome homenageia Sejong, o Grande, inventor do alfabeto coreano. Em junho de 2021, existiam 234 institutos Rei Sejong em 82 países, buscando incentivar o estudo da língua coreana.

O programa educacional do Instituto Rei Sejong é projetado de forma que, ao final de cada ano de estudo, os alunos alcancem níveis específicos de proficiência, incluindo a aprovação nos exames correspondentes ao final de cada nível.

Equivalências: CEFR, TOPIK e KSIF

Assim, ao concluir nossos níveis do primeiro ano, 세종 초급 1A e 세종 초급 1B, espera-se que os alunos atinjam o nível A1 no CEFR e tenham sucesso no exame do TOPIK I Nível 1. Ao término dos níveis do segundo ano, 세종 초급2A e 세종 초급2B, devem alcançar o nível A2 no CEFR e obter sucesso no exame do TOPIK I Nível 2, tornando-se assim usuários independentes da língua.

Após os níveis do terceiro ano, 세종 중급 1A e 세종 중급 1B, espera-se que os alunos alcancem o nível B1 no CEFR e tenham êxito no exame do TOPIK II Nível 3. E, por fim, ao final do quarto ano, 세종 중급 2A e 세종 중급 2B, eles devem atingir o nível B2 no CEFR e ser bem-sucedidos no exame do TOPIK II Nível 4, demonstrando proficiência na língua coreana.

KSIFTOPIKCEFR
세종 초급 1A
세종 초급 1B
TOPIK I Nível 1A1
세종 초급2A
세종 초급2B
TOPIK I Nível 2A2
세종 중급 1A
세종 중급 1B
TOPIK II Nível 3B1
세종 중급 2A
세종 중급 2B
TOPIK II Nível 4B2
Quadro Resumo de Equivalências