Encontro UnB-Embaixada-K-Arts

Como divulgado pela UnB Notícias, a Universidade de Brasília recebeu, na tarde desta quarta-feira, dia 13, a visita do reitor da Universidade Nacional de Artes da Coreia do Sul, Bongryol Kim, e do embaixador da Coreia no Brasil, Chan-woo Kim. Os encontros aconteceram na reitoria, por intermédio do quadro do Instituto Rei Sejong Brasília, a professora Sandra Jang e o diretor Marcus Tanaka de Lira, no gabinete da reitora Márcia Abrahão.

“Essa parceria é uma oportunidade de nossos estudantes conhecerem o mundo, já que somos dois países quase diametralmente opostos no globo”, manifestou Bongryol sobre a possibilidade, ainda não formalizada. O gestor acredita que, ao conhecer uma cultura tão diferente, os alunos estão expandindo seus conhecimentos sobre o planeta.

Já o professor Marcus Lira frisou que, apesar do Instituto de Letras (IL) ser o ponto de partida para a parceria, as possibilidades de troca devem se estender a outras unidades acadêmicas. “O IL é nosso contato com a Ásia. O pontapé inicial para esta etapa foi o estabelecimento do Instituto Rei Sejong, lançado em 2018. O interesse dos estudantes é grande e a demanda, intensa”, relatou o docente, que coordena o Núcleo de Estudos Asiáticos (NEASIA/CEAM) da Universidade.

Representantes das duas instituições sinalizaram vontade de ampliar as possibilidades de acordo. A reitora Márcia Abrahão sugeriu que futuras parcerias com a Universidade Nacional de Artes da Coreia e o Instituto Rei Sejong contemplem exposições nos espaços culturais da UnB.

Reitores da K-Arts e da UnB
Reitores da K-Arts e da UnB, Kim Bongryol e Márcia Abrahão. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

O embaixador sul-coreano, Kim Chan-woo, também presente no encontro, lembrou que, em 2019, são celebrados os 60 anos das relações diplomáticas entre seu país e o Brasil. “Desejamos que as parcerias daqui para frente sejam ainda mais frutíferas”, afirmou Chan-woo.

A Universidade Nacional de Artes da Coreia, ou K-Arts, é uma universidade nacional em Seul, Coreia do Sul. Foi estabelecida em 1993 pelo Ministério da Cultura, Esportes e Turismo da Coreia como a única universidade nacional de artes, com o objetivo de servir como uma instituição líder que cultiva artistas. Ela possui 26 departamentos em seis escolas: Escolas de Música, Drama, Cinema, TV e Multimídia, Dança, Artes Visuais e Artes Tradicionais Coreanas. A universidade abrange todas as disciplinas de artes, incluindo música, dança, teatro, cinema, TV, animação, belas artes, design, arquitetura e artes tradicionais coreanas. A Universidade Nacional de Artes da Coreia oferece programas de bacharelado e mestrado, além de um programa de treinamento pré-escolar para jovens estudantes promissores. Atualmente, conta com cerca de 2.600 alunos matriculados e mais de 730 professores e palestrantes lecionando em estúdios e salas de aula.