Foto Comemorativa de Confecção de Pipas - 2023

No dia 06 de setembro, o Instituto Rei Sejong Brasília promoveu um encontro cultural dedicado à confecção de pipas coreanas, adornadas com o padrão dancheong. Realizado no Instituto Central de Ciências da Universidade de Brasília, sob a orientação da nossa coordenadora, Chorong Lee, e a tradução habilidosa do nosso diretor, M. T. de Lira, bem como a assistência da nossa dedicada estagiária, Duda Franco, 27 alunos empreenderam a criação desses artefatos culturais.

O dancheong, se refere à prática de decorar estruturas de madeira com uma variedade de cores e padrões, também chamados de danbyeok. Além de seu apelo estético, desempenha um papel funcional crucial, protegendo a madeira contra os rigores do vento e do tempo. Este padrão segue uma ordem específica de cores – azul, vermelho, amarelo, branco e preto – de acordo com os princípios da teoria dos cinco elementos. Nos templos, o dourado (geumdancheong) era predominante, nos palácios o verde (morodancheong), e nas academias confucionistas, o vermelho (geutgidancheong).

Assim como os afrescos em edifícios históricos, o dancheong também tem raízes filosóficas profundas. Sua cosmovisão está fundamentada nos conceitos de yin e yang, assim como na teoria dos cinco elementos, onde cada um – madeira, fogo, terra, metal e água – possui suas próprias conotações simbólicas, respectivamente associadas às estações, direções e cores.

Pipa com estampa em padrão dancheong

Significado das cores do dancheong:

Madeira (primavera): Leste – Azul
Fogo (verão): Sul – Vermelho
Terra (inverno): Centro – Amarelo
Metal (outono): Oeste – Branco
Água (inverno): Norte – Preto

Estes tons básicos, quando harmonizados de acordo com os princípios do yin e yang, produzem cores intermediárias, dando origem à paleta de cores do dancheong. Acreditava-se que essa paleta refletia a harmonia fundamental do cosmos e seus cinco elementos primordiais.

Ao término do evento, todos os presentes foram agraciados com uma refeição do renomado Restaurante Soban, como um gesto de gratidão pela participação e entusiasmo demonstrados. Foi um momento de aprendizado e compartilhamento de cultura que certamente ficará gravado na memória de todos os envolvidos.

Cumprimentos e avisos do diretor M. T. de Lira aos presentes