Foto comemorativa do Evento de Confecção de Taegeukgi

Na quarta-feira, dia 13 de setembro, o Instituto Rei Sejong Brasília promoveu um encontro cultural dedicado à confecção da bandeira coreana. Sob a orientação da nossa coordenadora, Chorong Lee, e com as boas-vindas e tradução do nosso diretor, M. T. de Lira, e a assistência da nossa dedicada estagiária, Duda Franco, 27 alunos se empenharam na criação de pratos representando a taegeukgi.

A bandeira nacional da República da Coreia, também conhecida como Taegeukgi (ou Taegukgi), é composta por três partes: um fundo retangular branco, um Taegeuk vermelho e azul no centro, acompanhado por quatro trigramas pretos, um em cada canto. Bandeiras semelhantes à atual Taegeukgi foram usadas como símbolo nacional da Coreia durante a dinastia Joseon, o Império Coreano, bem como pelo governo coreano no exílio durante o domínio japonês. A Coreia do Sul adotou a Taegeukgi como sua bandeira nacional quando conquistou a independência do Japão em 15 de agosto de 1945.

Coordenadora Chorong Lee ensinando a fazer a bandeira coreana

O campo da bandeira é branco, uma cor tradicional na cultura coreana, comum no traje diário dos coreanos do século XIX e ainda presente em versões contemporâneas do traje tradicional coreano, o hanbok. A cor representa paz e pureza. O círculo no centro da bandeira simboliza o equilíbrio no mundo. A metade azul representa o céu, e a metade vermelha representa a terra. Juntas, os trigramas representam o movimento e a harmonia como princípios fundamentais. Cada trigrama representa um dos quatro elementos clássicos.

• Geon (건 / 乾): céu (천 / 天), primavera (춘 / 春), leste (동 / 東), sabedoria (인 / 仁), pai (부 / 父), ar (천 / 天), justiça (정의 / 正義).
  • Gon (곤 / 坤): terra (지 / 地), verão (하 / 夏), oeste (서 / 西), retidão (의 / 義), mãe (모 / 母), terra (토 / 土), vitalidade (생명력 / 生命力).
  • Ri (리 / 離): sol (일 / 日), outono (추 / 秋), sul (남 / 南), cortesia (례 / 禮), filha (녀 / 女), fogo (화 / 火), frutificação (결실 / 結實).
  • Gam (감 / 坎): lua (월 / 月), inverno (동 / 冬), norte (북 / 北), inteligência (지 / 智), filho (자 / 子), água (수 / 水), sabedoria (지혜 / 智慧).

Ao término do evento, todos os presentes foram agraciados com uma refeição do renomado Restaurante Soban da SQS 111, como um gesto de gratidão pela participação e entusiasmo demonstrados. Foi um momento de aprendizado e compartilhamento de cultura que certamente ficará gravado na memória de todos os envolvidos.

Refeição do Restaurante Soban
Refeição do Restaurante Soban (SQS 111)