2024-09 - Professora Jeong Min Yoo treinando taekwondo

Entre os dias 9 e 11 de setembro de 2024, o Instituto Rei Sejong de Brasília, em parceria com a Fundação Instituto Rei Sejong e a Fundação de Promoção do Taekwondo (태권도진흥재단), teve a imensa alegria de realizar a edição de 2024 da Academia Sejong de Cultura. Este ano, o tema central foi o taekwondo, uma das artes marciais mais icônicas e importantes da Coreia do Sul. Para nos guiar nessa imersão cultural, tivemos a honra de receber a professora Jeong Min Yoo e o diretor Kiyoung Han1, que vieram diretamente da Coreia para compartilhar um pouco desse fascinante esporte com nossos alunos.

O taekwondo, que significa “o caminho dos pés e das mãos”, é mais do que apenas uma prática esportiva: é um símbolo de orgulho e disciplina para o povo coreano. Sua longa história ue técnicas de combate com filosofias modernas de respeito, autocontrole e perseverança. Hoje, essa arte marcial não só faz parte da cultura popular coreana como também é um esporte olímpico desde 2000, tendo o Brasil três medalhas de bronze desde então.

Parte da Equipe Organizadora (da esq à dir): professora Younju Shin, coordenadora Chorong Lee, professora Jeong Min Yoo, diretor M. T. de Lira e intérprete Vítor Amaral Córdoba

As aulas aconteceram no Centro Comunitário Athos Bulcão da Universidade de Brasília e foram traduzidas do coreano para o português pelo aluno Vítor Amaral Córdoba, vencedor do Concurso de Oratória deste ano. A professora Jeong Min Yoo ensinou os fundamentos do taekwondo, e, no último dia, os alunos apresentaram como resultado uma divertida “taekwondo dance”, misturando seus melhores passos de dança com os socos, chutes e defesas que aprenderam.

Foi um evento memorável, cheio de aprendizado e diversão! Abaixo um vídeo comemorativo do evento feito pelo diretor Kiyoung Han:

1. Créditos: o diretor Kiyoung Han tirou as fotos aqui publicadas com exceção, naturalmente, da última foto da galeria na qual ele mesmo aparece. ↩︎