A UnB Notícias fez uma publicação sobre o evento “Noite da Cultura Coreana”, realizado em comemoração ao nosso primeiro aniversário.
A “Noite de Cultura Coreana” (한국문화의 밤) foi celebrada no Centro Comunitário Athos Bulcão, em comemoração ao primeiro ano de atividades do Instituto Rei Sejong. O foi estabelecido para oferecer cursos de língua e cultura coreanas na universidade, sendo o primeiro do Centro-Oeste, graças à parceria com a Embaixada da República da Coreia e a Sociedade Brasil-Coreia (Kobras). A celebração também coincidiu com o aniversário de 60 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e a República da Coreia (Coreia do Sul).
A Coreia, com sua história e tradições milenares, tem despertado crescente interesse por sua cultura, impulsionado, em parte, pela onda de fãs do K-pop e dos K-dramas (dramas televisivos coreanos). Esse aumento no interesse tem se refletido na procura por cursos de coreano, conforme observado pelo presidente da Kobras, Shin-Won Choi.
Durante a celebração, Shin-Won Choi destacou a relevância do Brasil na América Latina e o crescente interesse pela cultura coreana. Ele ressaltou que o K-pop e o K-drama se tornaram uma febre entre a juventude brasileira, e Brasília se destaca como um polo de interesse. Até o ano anterior, no entanto, havia poucas opções para aprender coreano na capital federal. Somente em 2018, após a conclusão de um acordo, foi possível criar o Instituto Rei Sejong. Essa unidade em Brasília é a quarta instalada no Brasil, e recebe o nome do rei responsável pela criação do alfabeto coreano, o hangul. Shin-Won Choi acredita que as atividades do instituto não só promovem a cultura coreana, mas também aproximam os países.
A reitora Márcia Abrahão expressou satisfação com os avanços da parceria entre a UnB e o Instituto Rei Sejong, ressaltando que a universidade foi reconhecida como a oitava melhor universidade brasileira no ranking THE 2019 (Times Higher Education) e a quinta melhor entre as públicas federais. Isso é atribuído, em parte, ao Plano de Internacionalização lançado em 2018 e ao fortalecimento dos institutos de línguas estrangeiras na universidade.
A noite de festividades contou com apresentações artísticas que combinaram a cultura coreana tradicional e contemporânea. Destacaram-se a artista Aeri Park, que mistura o gênero changgeuk com música pop, e seu marido, Nam Hyun-joon, conhecido como Poppin Hyun-joon, que realiza dança contemporânea e hip hop. Além disso, o evento contou com a apresentação da Associação Brasileira de Dança Coreana de São Paulo, que se inspira nas danças tradicionais.
Durante o evento, também ocorreu a entrega do prêmio do Concurso de Oratória em Língua Coreana, promovido pelo Instituto com os alunos. Além disso, em reunião com o embaixador da República da Coreia no Brasil, Kim Chan-woo, o presidente da Kobras, Shin-Won Choi, e membros da comitiva coreana, a reitora Márcia Abrahão agradeceu a presença do Instituto Rei Sejong na UnB e a oportunidade de oferecer aos estudantes uma aproximação com o idioma e a cultura coreanos.
O Instituto Rei Sejong é gerido pela Fundação Rei Sejong, fomentada pelo Ministério da Cultura, Esporte e Turismo da Coreia, e possui 174 unidades em 57 países, todas seguindo o mesmo currículo padronizado pela Fundação. A unidade da UnB é a quarta instalada no Brasil e a primeira na região Centro-Oeste. Nas regiões Sul e Sudeste, existem unidades na Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), na Universidade de Campinas (Unicamp) e no Centro Cultural Coreano em São Paulo. A Kobras é uma entidade sem fins lucrativos do Ministério da Diplomacia da Coreia, cujo objetivo é promover a cooperação entre Brasil e Coreia em diversas áreas, como economia, sociedade, cultura e educação.
No responses yet