No último dia 20 de outubro, o Instituto Rei Sejong Brasília celebrou o 574º aniversário da Escrita Coreana em grande estilo! O evento foi marcado por um emocionante jogo de perguntas e respostas sobre a língua e cultura da República da Coreia, inspirado no famoso programa de televisão coreano 도전 골든벨 (Golden Bell Challenge, ou Desafio do Sino Dourado) da KBS.
Nossos participantes enfrentaram desafios empolgantes, onde a precisão e o conhecimento sobre a Coreia foram postos à prova. Assim como no programa de TV, quem errava era eliminado, até que, ao final, tivemos nossos brilhantes vencedores.
Queremos agradecer a todos que contribuíram para o sucesso deste evento. A coordenadora Chorong Lee, a estagiária Duda Franco e a apresentação bilíngue do nosso diretor M. T. de Lira e da nossa querida professora recém-chegada da Coreia, Youn Ju Shin, foram fundamentais para tornar esse dia especial. Também um agradecimento especial à estudante Wonkyoung Yoon, que se voluntariou para auxiliar no evento.
Foi uma oportunidade única de mergulhar na rica história da escrita coreana. Antes da criação do Hangul, a Coreia utilizava principalmente o Chinês Clássico, além de sistemas fonéticos nativos que precederam o Hangul em centenas de anos. No entanto, a complexidade do Chinês e a grande quantidade de caracteres dificultavam o acesso à educação para as classes menos privilegiadas. Foi então que o Rei Sejong criou o alfabeto Hangul, revolucionando a alfabetização entre o povo comum.
O evento foi realizado ao ar livre na Entrada Norte do Instituto Central de Ciências da UnB, o carinhosamente chamado Ceubinho, levando o conhecimento sobre a escrita coreana à comunidade acadêmica.
Nossos alunos foram divididos em dois níveis, básico e intermediário, e tivemos vencedores excepcionais! Parabéns a Marcos Ferreira Lemos, do Sejong 2A, pelo primeiro lugar no nível básico, e a Maria Vitória dos Santos Villa Bande, do Sejong 4B, pelo merecido título no nível intermediário.
Que essa celebração continue a fortalecer os laços entre Brasil e Coreia, promovendo o entendimento e a apreciação da rica cultura coreana. Até o próximo ano!
No responses yet