Foto Panorâmica do Dia da Escrita Coreana em 2024

No último dia 20 de outubro, o Instituto Rei Sejong Brasília celebrou o 574º aniversário da Escrita Coreana em grande estilo! O evento foi marcado por um emocionante jogo de perguntas e respostas sobre a língua e cultura da República da Coreia, inspirado no famoso programa de televisão coreano 도전 골든벨 (Golden Bell Challenge, ou Desafio do Sino Dourado) da KBS.

Nossos participantes enfrentaram desafios empolgantes, onde a precisão e o conhecimento sobre a Coreia foram postos à prova. Assim como no programa de TV, quem errava era eliminado, até que, ao final, tivemos nossos brilhantes vencedores.

Queremos agradecer a todos que contribuíram para o sucesso deste evento. A coordenadora Chorong Lee, a estagiária Duda Franco e a apresentação bilíngue do nosso diretor M. T. de Lira e da nossa querida professora recém-chegada da Coreia, Youn Ju Shin, foram fundamentais para tornar esse dia especial. Também um agradecimento especial à estudante Wonkyoung Yoon, que se voluntariou para auxiliar no evento.

Foto Comemorativa do Dia da Escrita Coreana em 2024

Foi uma oportunidade única de mergulhar na rica história da escrita coreana. Antes da criação do Hangul, a Coreia utilizava principalmente o Chinês Clássico, além de sistemas fonéticos nativos que precederam o Hangul em centenas de anos. No entanto, a complexidade do Chinês e a grande quantidade de caracteres dificultavam o acesso à educação para as classes menos privilegiadas. Foi então que o Rei Sejong criou o alfabeto Hangul, revolucionando a alfabetização entre o povo comum.

O evento foi realizado ao ar livre na Entrada Norte do Instituto Central de Ciências da UnB, o carinhosamente chamado Ceubinho, levando o conhecimento sobre a escrita coreana à comunidade acadêmica.

Nossos alunos foram divididos em dois níveis, básico e intermediário, e tivemos vencedores excepcionais! Parabéns a Marcos Ferreira Lemos, do Sejong 2A, pelo primeiro lugar no nível básico, e a Maria Vitória dos Santos Villa Bande, do Sejong 4B, pelo merecido título no nível intermediário.

Marcos Ferreira, Vencedor do Nível Básico do Dia da Cultura 2024, e Marcus Ferreira, diretor do Instituto
Marcos Ferreira (dir), Vencedor do Nível Básico do Dia da Cultura 2024, e Marcus Ferreira (esq), diretor do Instituto
Mª Vitória, Vencedora do Nível Intermediário do Dia da Cultura 2024, e Youn Ju Shin, nova professora do Instituto

Que essa celebração continue a fortalecer os laços entre Brasil e Coreia, promovendo o entendimento e a apreciação da rica cultura coreana. Até o próximo ano!