Foto Comemorativa da 93a Edição do TOPIK II em Brasília

Neste sábado, 13 de abril de 2024, o anfiteatro 3 do Instituto Central de Ciências do Campus Darcy Ribeiro na Universidade de Brasília foi o palco para o 93º Teste de Proficiência em Língua Coreana, o renomado TOPIK. A atmosfera estava eletrizante enquanto 30 pessoas se inscreveram para enfrentar os desafios dos níveis TOPIK I e TOPIK II, mostrando sua dedicação e interesse em dominar a língua coreana.

Liderada pela coordenadora Chorong Lee, do Instituto Rei Sejong Brasília, e com o apoio da professora Younju Shin e do diretor M. T. de Lira, também do IRS-BSB, a aplicação da prova transcorreu de forma exemplar, garantindo um ambiente propício para que os candidatos pudessem demonstrar todo o seu conhecimento.

Queremos expressar nossa sincera gratidão ao Centro de Educação Coreana em São Paulo pela confiança e parceria na realização desta importante prova. A participação dos candidatos não apenas fortalece o interesse pela língua coreana no Planalto Central, mas também destaca a importância do TOPIK como uma ferramenta vital para avaliar a proficiência em coreano entre falantes não nativos.

Para aqueles que ainda não conhecem, o Teste de Proficiência em Língua Coreana (TOPIK, ou 한국어능력시험) é uma avaliação que mede a proficiência em língua coreana de falantes não nativos. Esse sistema de exames foi introduzido pelo governo sul-coreano em 1997 e é conduzido por um ramo do Ministério da Educação do país. O TOPIK é útil para várias finalidades, incluindo admissão em universidades coreanas para estrangeiros, obtenção de vistos de trabalho para empresas coreanas locais, reconhecimento de licenças profissionais domésticas para estrangeiros com qualificações médicas, além de ser requisito para a aplicação do teste de qualificação para ensino da língua coreana (níveis 2 e 3) e para a aquisição do certificado, bem como para a aplicação para residência permanente na República da Coreia.

Esperamos que sempre mais pessoas se juntem a nós nas próximas edições do TOPIK, continuando a fortalecer os laços entre o Brasil e a Coreia do Sul através do aprendizado e da fluência na língua coreana. Parabéns a todos os participantes e que continuem buscando o conhecimento e a excelência!