Aula de kimchi com chefe Patrícia do Soban - SQS 111

Nos dias 25 de maio, 30 de maio, 01 de junho e 08 de junho, foi realizado um minicurso de culinária coreana em parceria com a faculdade IESB, sediada em Brasília, no Distrito Federal. O evento foi uma iniciativa conjunta entre o Instituto Rei Sejong Brasília e o curso de gastronomia do IESB, proporcionando aos participantes a oportunidade de aprender a preparar pratos tradicionais da culinária coreana.

As aulas foram ministradas pelas chefs Patrícia, do Restaurante Soban, localizado na SQS 111 e Bárbara Barreto. Durante o minicurso, os alunos tiveram a oportunidade de aprender a fazer cinco pratos distintos da culinária coreana: Japchae, Gimpab, Kimchi, Pajeon e Bibim Guksu.

Foto comemorativa da aula de japchae

Japchae é um prato saboroso e ligeiramente doce, composto por macarrão de vidro refogado com legumes. O macarrão é feito de amido de batata-doce e misturado com legumes variados, carne e cogumelos, temperados com molho de soja e óleo de gergelim. Antigamente um prato servido à realeza, o japchae é atualmente uma das comidas tradicionais mais populares em celebrações especiais e ocasiões festivas.

Gimpab é um prato feito com arroz cozido, legumes, peixe e carne, enrolados em folhas de gim, que são folhas de algas secas. É servido em fatias pequenas e pode ser parte de uma refeição embalada para ser apreciada em piqueniques e eventos ao ar livre. É conhecido como uma comida conveniente devido à sua portabilidade.

Kimchi é um banchan tradicional coreano composto por vegetais salgados e fermentados, mais comumente utilizando repolho chinês ou rabanete coreano. Uma variedade de temperos é utilizada, incluindo gochugaru (pó de pimenta coreana), cebolinha, alho, gengibre e jeotgal (frutos do mar salgados), entre outros. O kimchi também é usado em várias sopas e ensopados e é uma comida básica na culinária coreana, sendo servido como acompanhamento em quase todas as refeições coreanas.

Foto Comemorativa de Aula de Culinária (Kimchi)

Pajeon é uma variedade de jeon, em que o ingrediente principal é a cebolinha (pa, em coreano). É um prato feito com uma massa de ovos, farinha de trigo, farinha de arroz, cebolinhas e, geralmente, outros ingredientes, dependendo da variedade. Carne bovina, suína, kimchi, frutos do mar e outros frutos do mar são comumente usados. Se um desses ingredientes, como o lula, domina o jeon, o nome refletirá isso; por exemplo, o jeon de lula é chamado de ojing’eo jeon.

Bibim-guksu, ou macarrão apimentado, é um prato de macarrão frio na culinária coreana, feito com macarrão muito fino de farinha de trigo chamado somyeon, com ingredientes adicionais para dar sabor. É um dos pratos de macarrão tradicionais mais populares na culinária coreana e especialmente apreciado durante o verão.

O minicurso foi uma oportunidade única para os alunos do Instituto Rei Sejong Brasília e do curso de gastronomia do IESB aprenderem sobre a cultura e a gastronomia coreana, além de aprimorarem suas habilidades culinárias. As vagas foram limitadas e a participação foi compartilhada entre os alunos de ambas as instituições, proporcionando uma experiência enriquecedora e colaborativa. A parceria entre o Instituto Rei Sejong Brasília e o IESB reforça o compromisso de promover a troca de conhecimentos e a diversidade cultural entre as comunidades educacionais, oferecendo aos participantes uma experiência culinária autêntica e significativa.