2023-11 - Dia de Jogos do Instituto Rei Sejong

No dia 9 de novembro, o Instituto Rei Sejong Brasília promoveu uma tarde de jogos com piquenique temático, proporcionando aos alunos a experiência única de vestir os tradicionais hanboks coreanos. O evento foi organizado pela administração do instituto, a coordenadora Chorong Lee, que capitaneou os esforços, a estagiária Duda Franco e o diretor M. T. de Lira. A tarde contou com o apoio e a diligente participação dos professores Youn Ju Shin e Kwahng-Baek Shin, além da contribuição valiosa da voluntária Débora Wonkyoung Yoon, que tem desempenhado um papel ativo nos eventos culturais recentes.

Os jogos escolhidos para a tarde foram o Jegichagi e o Yut Nori.

Jegichagi (제기차기)

O Jegichagi é um jogo tradicional coreano ao ar livre, no qual os participantes chutam um jegi de papel para o alto, tentando mantê-lo no ar. O jegi, semelhante a uma peteca, é feito de papel envolto em uma pequena moeda. Ou seja, o jegichagi é como se fosse um concurso de embaixadinhas com peteca coreana. As crianças na Coreia geralmente jogam sozinhas ou com amigos durante as estações de inverno, especialmente no Ano Novo Coreano. No Jegichagi, o jogador chuta o jegi para o alto e continua chutando para evitar que caia no chão. Em um jogo um contra um, o jogador com o maior número consecutivo de chutes vence. Em um jogo em grupo, os participantes ficam em círculo, revezando-se nos chutes. Aqueles que falham em chutar o jegi ao recebê-lo e deixam-no cair perdem, sendo penalizados ao arremessar o jegi para o vencedor, que pode chutá-lo como quiser. Quando o perdedor pega o jegi de volta com as mãos, a penalidade termina e ele pode voltar ao jogo.

O Jegichagi evoluiu ao longo do tempo, combinando dois ou três materiais para criar novas formas de jogar. Embora tradicionalmente fosse praticado principalmente no inverno, tornou-se um jogo o ano todo. Apesar de não haver registro escrito sobre a origem do Jegichagi, lendas históricas afirmam que o jogo se desenvolveu a partir do treinamento de jovens artistas marciais, que envolvia chutar uma pequena bolsa de couro.

À esquerda: Coordenadora Chorong Lee e Voluntária Débora Yoon ajudam aluna a vestir hanbok. À direita: alunos vestidos com hanbok.

Yut Nori (윷놀이)

O Yut Nori, também conhecido como yunnori, nyout e yoot, é um jogo de tabuleiro tradicional coreano jogado especialmente durante o Ano Novo Coreano. O jogo também é chamado de cheok-sa ou sa-hui. Embora as origens desse popular jogo familiar sejam incertas, algumas pesquisas sugerem que o yut era jogado tão cedo quanto os Três Reinos (57 a.C. – 668 d.C.). O Yut Nori tem uma explicação folclórica que descreve uma aposta entre aldeões para criar cinco tipos diferentes de gado: porcos, cachorros, ovelhas, vacas e cavalos. Cada aldeão cuidaria de apenas um tipo. O tabuleiro e o jogo eram conhecidos por serem usados na consulta de hexagramas, especialmente em áreas montanhosas e pequenas aldeias agrícolas, mas essa prática não é mais comum.

O tabuleiro é normalmente feito de pano costurado, sendo retangular na forma moderna, mas historicamente também havia uma variação redonda. Existem quatro cursos retos e dois diagonais. Cada curso reto tem cinco estações, os diagonais também têm cinco estações, mas uma é compartilhada. Isso totaliza vinte e nove estações. O tabuleiro às vezes é desenhado diretamente no chão. Em vez de dados, são usados ​​bastões de yut (semelhantes aos usados ​​no jogo egípcio Senet). São quatro peças para cada equipe, embora não haja regras comuns sobre do que uma peça pode ser feita. A única regra é que os mals das equipes adversárias devem ser claramente distinguíveis. Além das peças de plástico preto e branco comuns encontrados hoje, os mals comuns incluem moedas, botões, pequenas pedras ou até mesmo contas de xadrez (tanto do xadrez ocidental quanto do xadrez coreano).

Convescote (소풍)

Ao final do dia, os participantes foram agraciados com um lanche contendo bebidas e delícias populares coreanas, proporcionando uma imersão completa em uma típica tarde de jogos na Coreia. Foi uma experiência rica em cultura, aprendizado e diversão para todos os envolvidos.