2023-11 - Equipe do Instituto Rei Sejong Brasília no Festival Cultural

No último dia 10 de novembro, o Instituto Rei Sejong Brasília teve a honra de participar do primeiro festival cultural promovido pelo UnB Idiomas, realizado no anfiteatro 4 do Instituto Central de Ciências do Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília. Essa colaboração marcou a primeira parceria entre o Instituto Rei Sejong e o UnB Idiomas desde a inauguração do instituto.

A abertura do evento contou com a presença marcante do diretor do Instituto Rei Sejong Brasília, M. T. de Lira, que se uniu aos coordenadores de cursos de línguas do UnB para abordar temas como ensino de línguas, poder brando e cultura. Durante sua intervenção, o diretor destacou a relevância da República da Coreia como o oitavo maior parceiro comercial do Brasil, a quarta maior economia da Ásia e a importância do Hallyu, ou onda coreana, como uma significativa ferramenta de poder brando sul-coreano.

Em seguida, a equipe do Instituto Rei Sejong Brasília, composta pela coordenadora Chorong Lee, os professores Youn Ju Shin e Kwahng-baek Shin, e a estagiária Duda Franco, proporcionou uma envolvente aula demonstrativa de língua coreana em parceria com o Instituto Confúcio na UnB, que ofereceu uma aula de mandarim, e o curso de língua japonesa do UnB Idiomas, que apresentou uma aula demonstrativa da língua nipônica. Durante essa interação, a equipe vestiu trajes típicos coreanos, enriquecendo a experiência cultural e promovendo a divulgação da rica herança tradicional coreana.

Posteriormente, os professores e a estagiária compartilharam conhecimentos ao ensinar transeuntes e interessados a escrever seus nomes em hangul, o alfabeto coreano. Além disso, distribuíram marca-páginas temáticos do Instituto Rei Sejong Brasília, proporcionando uma lembrança tangível desse encontro cultural.

2023-11 - Palestra sobre Instituto Rei Sejong Brasília em Festival Cultural do UnB Idiomas
Palestra sobre Instituto Rei Sejong Brasília em Festival Cultural do UnB Idiomas de 2023

Finalizando o evento, o diretor conduziu uma palestra elucidativa sobre o Instituto, promovendo o Instituto Rei Sejong Brasília entre curiosos, discentes e docentes do UnB Idiomas. Essa participação não apenas consolidou laços culturais, mas também abriu portas para futuras colaborações, reforçando o compromisso do Instituto Rei Sejong em difundir a cultura coreana no cenário educacional brasileiro. Uma experiência memorável e enriquecedora para todos os envolvidos.

Aproveitamos a oportunidade, finalmente, para agradecer o convite do UnB Idiomas, na pessoa da diretora Edna Gisela Pizarro, por ter-nos chamado a participar do evento, e à Sociedade Brasil-Coreia (KOBRAS), com menção especial a seu secretário-geral, Yong-Jae Kim, pelos hanboks.