2023-11 - Aula de Tteokbokki com Patrícia Iseul Lee

No almoço do último dia 21 de novembro, uma experiência única e deliciosa foi proporcionada pela equipe do Instituto Rei Sejong Brasília em colaboração com o renomado restaurante Soban, localizado na SQN 111. Vinte e cinco entusiasmadas alunas tiveram a oportunidade de mergulhar no universo da culinária coreana, especialmente na arte de fazer Jeukseok-Tteokbokki (즉석떡볶이), também conhecido como “Tteokbokki Instantâneo”.

Sob a orientação habilidosa da instrutora e chef do Soban, Patrícia Iseul Lee, as participantes foram conduzidas por uma jornada educativa sobre tteok (bolo de arroz) e tteokbokki, uma iguaria popular na Coreia. O Tteokbokki, conhecido por seu sabor irresistível, é feito a partir de pequenos garae-tteok (bolos de arroz em forma de cilindro) chamados tteokmyeon ou simplesmente tteokbokki-tteok. Ingredientes como Eomuk (bolinhos de peixe), ovos cozidos e cebolinha são comumente combinados com os tteoks, e o prato pode ser temperado com o picante gochujang (pasta de pimenta) ou um molho à base de ganjang (molho de soja).

Atualmente, existem diversas variações, incluindo tteokbokki ao curry, com molho cremoso, jajang-tteokbokki, tteokbokki de frutos do mar, tteokbokki com molho de rosas, galbi-tteokbokki, entre outros. O Tteokbokki é frequentemente adquirido e apreciado em bunsikjip (lanchonetes) e pojangmacha (barracas de rua), além de possuir restaurantes dedicados, onde é chamado de jeukseok tteokbokki (tteokbokki improvisado). Não é incomum encontrá-lo como prato caseiro, já que os bolos de arroz podem ser adquiridos em forma pré-embalada e semi-desidratada.

Uma experiência especial, e que nos foi ensinada, é o Jeukseok-tteok-bokki, um tipo de tteok-bokki preparado em uma panela quente durante a refeição. Nas tteokbokkerias que vendem este tipo de prato, uma variedade de complementos, como vegetais, mandu (bolinhos) e macarrão ramyeon ou udong, são oferecidos. Dado que o jeukseok-tteok-bokki é geralmente considerado uma refeição completa, é frequentemente acompanhado de bokkeum-bap (arroz frito).

Ao final da atividade, as participantes foram agraciadas com um brinde cortesia do Instituto Rei Sejong Brasília, marcando o encerramento desse dia enriquecedor e saboroso.

2023-11 - Dia de Tteokbokki
Foto comemorativa da aula de tteokbokki no Soban (SQN 111) em 2023

Agradecemos mais uma vez ao restaurante Soban por sua constante colaboração e apoio nos eventos do Instituto Rei Sejong Brasília, proporcionando oportunidades únicas de imersão na cultura coreana. Que venham mais experiências gastronômicas e culturais tão enriquecedoras quanto esta!