Diretor do Instituto com Logotipo da BUFS

Após celebrarmos com entusiasmo os 5 anos de parceria produtiva entre o Instituto Rei Sejong Brasília e a Sociedade Brasil-Coreia, em 2024 damos as boas-vindas à nossa nova colaboração com a renomada Universidade de Estudos Estrangeiros de Busan (부산외국어대학교, ou BUFS). De agora em diante, ela será nossa parceira junto à Fundação Instituto Rei Sejong (세종학당 재단, ou KSIF) na República da Coreia.

A Busan University of Foreign Studies (BUFS), anteriormente conhecida como Pusan University of Foreign Studies, é uma instituição privada fundada em 1981, especializada em línguas estrangeiras e reconhecida por sua forte ênfase internacional. Com o presidente Soon Heung Chang à frente, conta com uma matrícula total de quase 10 mil alunos e se destaca como uma das três universidades sul-coreanas que oferecem cursos de língua portuguesa na graduação.

Estudantes da BUFS com diretor do Instituto Rei Sejong Brasília, M. T. de Lira, após palestra em 2022.

Situada nas encostas do Monte Geumjeongsan, a moderna sede da BUFS abriga instalações de ponta, incluindo salas de aula, bibliotecas, laboratórios de línguas e dormitórios estudantis. Ela oferece uma ampla gama de programas de graduação e pós-graduação em várias línguas estrangeiras, como inglês, francês, japonês, chinês, alemão, espanhol, russo, árabe, entre outras. Além disso, concentra-se fortemente em relações internacionais e estudos globais, com o Instituto Rei Sejong Brasília hoje servindo como uma ponte para que nossos alunos experienciem a República da Coreia e o corpo discente sul-coreano vivencie o Brasil.

Busan, oficialmente a Cidade Metropolitana de Busan, a segunda maior cidade da Coreia do Sul, com uma população superior a 3,4 milhões, é uma metrópole vibrante localizada no extremo sudeste da Península Coreana. Uma fusão cativante de praias, montanhas, templos e atrações modernas aguarda os visitantes.

Busan atende a diversos interesses, oferecendo uma mistura única de beleza natural, riqueza cultural e charme moderno. Seja para relaxar na praia, explorar a história ou conhecer um pouco de todo o mundo, Busan e sua Universidad de Estudos Estrangeiros têm algo a oferecer a todos. Aqui, celebramos não apenas a continuidade do crescimento acadêmico e cultural, mas também a emocionante expansão de horizontes com essa nova e emocionante parceria!

Professor Doo Bin Im, do departamento de Língua Portuguesa da BUFS, com M. T. de Lira, do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasília.