No último dia 22 de outubro, um grupo seleto de alunos do Instituto Rei Sejong Brasília teve a honra de participar do evento “Florescer” (꽃 피우다, ou “Kkot Piuda”) no Centro Cultural Coreano no Brasil, localizado em São Paulo. Sob a liderança da coordenadora Chorong Lee e da estagiária Duda Franco, os estudantes foram convidados para celebrar o 10º aniversário do Centro Cultural, marcado por exposições, performances e workshops.
O Centro Cultural Coreano no Brasil desempenha um papel vital na promoção da cultura coreana e nas atividades culturais entre Brasil e Coreia, e o evento “Florescer” foi uma maneira magnífica de comemorar uma década de sucesso nesse empreendimento. No interior do Centro Cultural, os participantes puderam explorar a exposição “Flores em Hanji”, uma obra da talentosa artista Imina da região de Jeonju. A exposição incorporou a simbologia da floração da cultura coreana no Brasil, apresentando flores feitas com hanji, ou papel tradicional coreano, e uma fusão encantadora de elementos tradicionais coreanos e brasileiros.
Além disso, as comemorações se estenderam para a Avenida Paulista, onde equipes artísticas tradicionais coreanas como ‘InPungRyu’ e a equipe de B-boy ’20th Century B-Boys’ realizaram performances ao ar livre. A atmosfera vibrante foi complementada por apresentações de talentosas equipes locais brasileiras, como ‘Gamuseong’ (que incluiu o tradicional instrumento musical coreano, gayageum, e dança tradicional coreana) e ’MGDM’ (dedicada à dança urbana moderna e DJing).
Nossos alunos participaram ativamente dos workshops de Lanternas Coreanas (청사초롱, ou “Cheongsachorong”) e de caligrafia (서예, ou “Seoye”), mergulhando ainda mais na rica cultura coreana. Enquanto isso, a coordenadora Chorong Lee representou o Instituto Rei Sejong Brasília numa importante reunião com coordenadores de outros Institutos Rei Sejongs do Brasil, junto ao presidente do Centro Cultural Coreano no Brasil, Cheul Hong Kim.
Apesar dos contratempos enfrentados devido ao mau tempo no Aeroporto de Guarulhos, a equipe retornou a Brasília na tarde da segunda-feira seguinte, sã e salva. A experiência no evento “Florescer” não apenas enriqueceu o entendimento cultural dos alunos, mas também fortaleceu os laços entre o Instituto Rei Sejong Brasília e o Centro Cultural Coreano no Brasil. Que venham mais anos de colaboração e celebração cultural!
No responses yet