Banner do Teste de Proficiência em Língua Coreana

É com grande alegria e orgulho que compartilhamos os detalhes da segunda edição do Exame de Proficiência em Língua Coreana (TOPIK) aqui em Brasília. Esta realização não teria sido possível sem o empenho incansável de nossa primeira professora e funcionária administrativa, Sandra Jang, e a atual equipe do Instituto King Sejong Brasília, como a atual funcionária administrativa Jinah Choi. É importante mencionar que a professora a Sandra foi a principal responsável em trazer este exame para o Distrito Federal e proporcionar a todos uma oportunidade de medir sua proficiência na língua coreana.

Equipe de aplicação do Exame de Proficiência em Língua Coreana (TOPIK) em 2022.

No último dia 9 de abril de 2022, nas instalações da FINATEC, no Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília, testemunhamos mais um passo significativo em nosso compromisso de promover a língua e a cultura coreana em nossa comunidade, com a aplicação da prova do nível básico, TOPIK I, durante o período matutino e a prova dos níveis intermediário e avançado, TOPIK II, durante o período vespertino. Através da iniciativa do governo sul-coreano, o Teste de Proficiência em Língua Coreana (TOPIK) foi introduzido em 1997 com o objetivo de avaliar a proficiência na língua coreana de falantes não nativos no país. Desde então, este exame é realizado sob os auspícios do Ministério da Educação da Coreia do Sul.

Sobre o Exame de Proficiência

Embora o exame seja oferecido seis vezes ao ano na Coreia do Sul (janeiro, abril, maio, julho, outubro e novembro), em Brasília, temos a honra de tê-lo disponível uma vez por ano. O primeiro TOPIK em Brasília foi realizado em 16 de outubro de 2021, marcando um marco histórico para nossa comunidade. O exame é direcionado a indivíduos cuja língua materna não é o coreano e é frequentado por coreanos étnicos residentes no exterior, aqueles que desejam estudar em universidades coreanas e aqueles que almejam oportunidades de trabalho em empresas coreanas dentro e fora da Coreia. Desde 2011, o TOPIK é administrado pelo Instituto Nacional de Educação Internacional (국립국제교육원, NIIED), um braço do Ministério da Educação da República da Coreia.

Os benefícios do TOPIK são diversos e abrangem diversas áreas. Ele pode ser utilizado para admissão em universidades coreanas para estrangeiros, obtenção de vistos de trabalho em empresas coreanas locais, reconhecimento de licenças profissionais nacionais para estrangeiros com qualificações médicas, aplicação para qualificação no ensino da língua coreana (níveis 2 e 3) e obtenção de certificados, solicitação de residência permanente na Coreia e obtenção de vistos de imigrantes com base em casamento na República da Coreia, entre outras possibilidades.

É importante destacar que os resultados do exame têm validade de dois anos a partir do anúncio dos resultados. Essa conquista é um testemunho do crescimento contínuo da nossa comunidade e do fortalecimento dos laços culturais entre o Brasil e a Coreia do Sul.

Agradecemos sinceramente a todos os envolvidos nesta jornada emocionante e esperamos continuar a promover o amor pelo idioma coreano e a compreensão cultural em Brasília.