Foto Comemorativa do Evento da Escrita Coreana 2022

Em setembro de 2022, o Instituto Rei Sejong Brasília organizou a Celebração dos 576 Anos da Escrita Coreana, também conhecido como o Dia do Hangul, no Anfiteatro 01 do Edifício Finatec, localizado no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília. Capitaneado pela funcionária administrativa Jinah Choi, o evento foi marcado por uma breve mostra do Museu Nacional do Hangul de Seul, apresentada pela direção do Instituto Rei Sejong Brasília. Além disso, contou com discursos de convidados da Embaixada da República da Coreia, seguidos pela exibição do filme “Mal-Mo-E: A Missão Secreta”, escrito e dirigido por Eom Yu-Na e baseado em fatos reais. O filme, estrelado por Yoo Hae-jin e com a participação de Kim Sun-young, foi legendado em língua inglesa.

Apresentação do Museu do Hangul, pelo Instituto Rei Sejong Brasília

O Hangul, um alfabeto criado em 1443 com a contribuição do Salão de Notáveis da corte do Rei Sejong e promulgado três anos depois em Seul, tornou-se um motivo de orgulho para o povo coreano. Suas letras são baseadas no formato dos órgãos da fala e oferecem um aprendizado fácil. Diferente da escrita antiga, que utilizava caracteres chineses, o Hangul foi desenvolvido especificamente para a língua coreana, tornando-se mais acessível para as classes menos favorecidas. Ao longo dos anos, o Hangul foi gradualmente adotado em toda a península, sendo utilizado em escolas e documentos oficiais a partir do final do século XIX. Atualmente, o Dia do Hangul é considerado feriado nacional na República da Coreia.

Reportagem da UnBTV sobre o Dia da Escrita Coreana com entrevistas do ministro Gunhwa Kim da Embaixada da Coreia e do diretor do IRS Marcus Tanaka de Lira.

O evento foi gratuito, porém com vagas limitadas, sendo necessário fazer inscrição on-line para participar. As inscrições estavam disponíveis no site reisejong.unb.br a partir de 12 de setembro. Mais informações foram divulgadas na página do Instituto Rei Sejong Brasília no Instagram. Os convidados foram solicitados a chegar com 15 minutos de antecedência para receber uma declaração de participação.

No mesmo contexto, o mês de outubro também é especial para os coreanos, pois é marcado por datas comemorativas importantes para a nação. A República da Coreia rememora o Hangul, o alfabeto oficial criado em 1446 para substituir os ideogramas chineses. Além disso, celebra-se o Dia da Fundação Nacional, que comemora a criação de Gojoseon, o primeiro estado da nação coreana.

Para comemorar essas ocasiões, a UnBTV realiza nos dias 10 e 11 de outubro uma mostra de filmes que contemplam as cores e histórias da Coreia em parceria com o Instituto Rei Sejong Brasília e a Embaixada da República da Coreia, com intuito de estreitar laços com parcerias diversas dentro e fora da UnB, diversificar e fortalecer a produção cultural na grade da UnBTV.

Confira a programação da mostra de cinema coreano:

10 de outubro, segunda-feira, às 21h (reprise em 17 de outubro):

• “Um presente de cem anos de KBS1 – TV Pública” (47 min 55s)
  • “O Rei e o Palhaço” (King and the Clown) de Lee Joon-Ik (1h 59 min)

11 de outubro, terça-feira, às 21h (reprise em 18 de outubro):

• “Bem Vindo à Aldeia” (Welcome to Dongmakgol) de Park Kwang-Hyun (2h 13 min)

As exibições acontecerão no canal 15 da UnBTV na NET/Claro Brasília e também estarão disponíveis no site unbtv.unb.br. Não deixe de prestigiar esses filmes que trazem um pouco da cultura coreana para o público brasileiro.